Loja de insumos agrícolas abre em Massingir

ABRIU, no passado dia 8 de fevereiro, uma loja de venda de insumos agrícolas e outros produtos de tratamento de culturas e animais, na vila de Massigir, no Âmbito das celebrações dos 46 anos da sua elevação á categoria de distrito.
A iniciativa, que termina com o sofrimento dos agricultores locais, que estavam sujeitos a fazer viagens de mais de 100 quilómetros, para Chókwé ou outras paragens distantes, para a aquisição de produtos de género, é do empreendedor Joaquim Manjate, que começou por investir na área de turismo e que alargou os seus” tentáculos” para a agricultura, com a previsão de insumos agrícolas e outros materiais afins.
Manjate conta que tudo começou quando constatou que Massingir tinha muita água, muita terra e por isso se podia produzir muito e melhor. Começou por adquirir tractores para fazer machambas próprias, mas depois passou a colocar as suas alfaias em regime de aluguer, para os outros agricultores.
Desta forma, sem se precisar de sair de Massingir, os produtores podem ter sementes tratadas, grande parte delas adquiridas na África do Sul e Suazilândia, para além da cidade de Maputo.
“ Muita semente, aqui, não era tratada, usava-se semente “ doente” e isso facilitava muitas pragas”, recorda o empreendedor que também facilita a vida aos criadores de gado com a disponibilização de serviços de Veterinária.
Para o administrador Sérgio Sitoi, A abertura desta loja é um alívio para a população de Massingir, que antes tinha de percorrer longas distâncias, para a aquisição de sementes, produtos de pulverização e medicamentos para o gado bovino.

Artigos relacionados